Check-Up Masculino

check-up masculino

O que é um check-up?

 

Check-up é um termo da língua inglesa que significa “vistoria” ou “exame geral”. Portanto, na prática, o check-up é uma consulta em que o médico avalia o paciente por inteiro, mesmo que sem qualquer sintoma. O objetivo é buscar problemas ou hábitos de vida não saudáveis para que, dessa forma, consiga diagnosticar doenças em estágios mais precoces (com maiores chances de cura). Além disso, permite evitar que certas patologias apareçam no futuro.

 

Veja também:

Quem deve passar por um check-up?

 

Assim como as mulheres passam desde a adolescência no ginecologista, todos os homens deveriam visitar regularmente em um urologista. Cada faixa etária apresenta suas particularidades e, portanto, diferentes abordagens deverão ser utilizadas.

 

Check-up em adolescentes

 

O foco do check-up com o urologista nesta faixa etária consiste na observação do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários masculinos (sinais da puberdade). Além disso ajuda na orientação adequada sobre a vida sexual. Dessa forma, o médico é a pessoa mais qualificada para responder as dúvidas bem como fornecer as orientações mais corretas sobre o início da vida sexual ao adolescente. Em geral, este papel é reservado a familiares e a amigos mais velhos, que nem sempre fornecem as melhores explicações. Geralmente não são necessários exames complementares de sangue ou de imagem. Contudo, pacientes com retardo no desenvolvimento da puberdade podem ser orientados a coletar um perfil hormonal completo.

 

Em adultos

 

Pesquisa sobre Qualidade Miccional

 

Durante a consulta do check-up, o urologista irá investigar detalhadamente o hábito urinário do paciente, observando sinais que possam sugerir alguma doença da próstata ou da bexiga.

 

Pesquisa da Qualidade Sexual

 

A vida sexual é comprovadamente um fator de grande importância para a qualidade de vida dos homens e das mulheres. Assim sendo, disfunções sexuais (impotência, ejaculação precoce) levam a graves prejuízos psicológicos e sociais. Portanto, durante a consulta de check-up masculino com o urologista será feito um detalhado questionário sobre a vida sexual. Em muitos casos, pode-se iniciar o tratamento de imediato com medicação.

 

Exame Urológico Genital

 

O exame cuidadoso da região genital e da próstata é realizado de rotina durante a consulta urológica. Neste exame é possível, de fato, a identificação de alterações patológicas no pênis ou então nos testículos. Assim, poderão ser investigadas mais a fundo ou corrigidas (fimose, por exemplo).

 

Pesquisa do Risco Cardiovascular

 

A doença cardiovascular (infarto do miocárdio, AVC, por exemplo) é a principal causa de morte na população acima de 60 anos. Contudo, a investigação e o tratamento de seus fatores de risco é um passo importante para prevenir a mortalidade nesta população. Durante o check-up masculino, o urologista irá pesquisar hábitos como tabagismo (cigarro), história familiar de doenças cardíacas e aferir a pressão arterial. Assim, irá solicitar exames complementares como glicose no sangue (diabetes), colesterol total e frações (dislipidemia), e eletrocardiograma. Por fim, exames complementares como ecocardiograma ou teste ergométrico são solicitados de acordo com os resultados dos exames anteriores.

Pesquisa de Câncer Precoce

 

A partir dos 50 anos recomenda-se uma série de exames de rastreamento para cânceres em diversas regiões do corpo. Para tabagistas (fumantes), por exemplo, é importante a pesquisa do câncer de pulmão com raio-X ou tomografia de tórax, assim como a recomendação de parar de fumar. No entanto, para a pesquisa de câncer intestinal, a colonoscopia está indicada a cada 10 anos para todos os homens. Mas a endoscopia digestiva alta é reservada para pacientes com sintomas (gastrite, refluxo, etc.). Por fim, o rastreamento do câncer de próstata com toque retal e PSA no sangue deverá ser realizado uma vez ao ano a partir dos 50 anos. além disso, deverá ser interrompido apenas quando a expectativa de vida for menor que 10 anos (pacientes muito idosos, com mau estado de saúde). Então é importante salientar que pacientes com antecedentes familiares de câncer deverão iniciar a investigação 10 anos mais cedo do que o recomendado devido ao maior risco.

 

Pesquisa da andropausa

 

A Andropausa, nome popular dado a Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino, corresponde ao conjunto de sintomas decorrentes da baixa produção de testosterona nos homens a partir de uma certa idade. Pode provocar sintomas como, por exemplo, perda da massa muscular, indisposição, depressão e ganho de peso. Portanto, pacientes que apresentam estes sinais sugestivos deverão ser submetidos a uma avaliação hormonal completa. Isso inclui testosterona no sangue e hormônios da tireoide (hipotireoidismo pode mimetizar os sintomas da deficiência de testosterona). Além disso, para casos em que há deficiência de testosterona com sintomas, está indicada a reposição hormonal.

Outros exames

 

Logo após uma detalhada avaliação global do paciente, o urologista poderá solicitar um ou mais exames complementares que não foram expostos neste texto, de acordo com a suspeita clínica.

Entre em contato

WhatsApp chat