Quais são as causas da Infertilidade Masculina?

Quais são as causas da Infertilidade Masculina?

Infertilidade é por definição a incapacidade de um casal em conseguir engravidar após um período de 12 meses com relações frequentes e sem métodos contraceptivos.

👉 Principais causas da #infertilidade no homem:
– Obstrução do Deferente: Obstruções ou agenesia (indivíduo nasce sem) do ducto deferente, que é o canal responsável pelo transporte dos espermatozoides do #testículo até a uretra.
– Deficiência testicular: Responsável pela maior parte das causas de #infertilidade masculina. Nestes casos os testículos não conseguem produzir adequadamente os #espermatozoides. Além disso, em 10% destes casos também ocorre deficiência na produção da #testosterona. São causas de deficiência testicular: varicocele, infecções testiculares prévias, uso de drogas, radioterapia, trauma testicular e tabagismo (cigarro).
– Desconhecida: Em até 20% dos casos de homens inférteis não é possível determinar a causa da infertilidade.

👉 A #Varicocele:
Decorre da dilatação e insuficiência das veias do escroto, que drenam o sangue dos testículos. Isto provoca o acúmulo de sangue na região testicular que, por sua vez, aquece os testículos (precisam de temperaturas menores para produzir os espermatozoides) e ao acúmulo de radicais livre (tóxicos para as células testiculares), podendo causar alterações no #espermograma e no desenvolvimento dos testículos. Pode ser diagnosticada através de exame em consultório e pelo ultrassom doppler.

👉 Tratamentos da infertilidade:
Quando a causa for determinada, o médico indicará o tratamento específico mais adequado. Em casos de infertilidade irreversível, a gravidez ainda assim é possível por meio de procedimentos de reprodução assistida (fertilização in vitro por exemplo).

 

Quer saber mais sobre Infertilidade Masculina e Varicocele? CLIQUE AQUI

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat