HPV tem cura?

HPV tem cura?

Fizemos uma enquete em nossas redes sociais (@clinicahaddadastolfi) perguntando se era #mito ou #verdade que HPV tem cura.

58% das respostas foram “verdade”, entretanto, isso é um MITO!
É impossível eliminar completamente o vírus HPV das pessoas. É possível apenas tratar as lesões (verrugas genitais e de pele). Saiba mais sobre essa doença!

👉 O que é HPV?
#Papilomavirus Humano (HPV) é um vírus que provoca câncer de colo uterino em mulheres e verrugas de pele e genitais em ambos os sexos. Existem mais de 100 tipos de HPV, porém os mais comuns são os 6 e 11 (verrugas simples de pele e genital) e os 16 e 18 (mais relacionados a câncer anal e de colo de útero).

👉 Como ocorre a infecção?
As pessoas são infectadas pelo vírus por meio do contato “pele a pele” com outra pessoa infectada (boca ou genitália encostando na genitália de um indivíduo infectado).
Atenção: Muitos portadores do HPV não apresentam sintomas (verrugas genitais)!

👉 Quais os riscos?
– O HPV pode evoluir para câncer de colo de útero e na vagina em mulheres. Assim como pode causar câncer de pênis em homens;
– Uma infecção próxima ao ânus pode provocar câncer de ânus em homens e mulheres;
– Infecção na boca ou garganta pode gerar câncer nestas regiões em homens e mulheres.

👉 Vacinas e forma de prevenção
A infecção pode ser prevenida por meio de 2 vacinas:
– Gardasil (Tetravalente): Protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, prevenindo a infecção por verrugas genitais simples e aquelas relacionadas ao câncer;
– Cervarix (Bivalente): Protege contra os subtipos 16 e 18 do HPV, prevenindo principalmente as infecções relacionadas ao câncer.

Mesmo com as vacinas, use SEMPRE camisinha! Dessa forma você estará protegido do vírus HPV e também de vários outros!

 

Quer saber mais sobre HPV? Então CLIQUE AQUI

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat