Parto Humanizado

Parto Humanizado

Você sabe o que é parto humanizado?

Chamamos de humanizado o parto no qual as intervenções médicas só ocorrem se e quando absolutamente necessárias. O objetivo é deixar a natureza realizar seu trabalho, devendo o médico apenas intervir se a situação assim o exigir.
A gestante tem total liberdade sobre a situação. Afinal, esse é o seu momento.
Ela pode optar por analgesia (quando julgar necessário), decidir a posição mais confortável para o parto e escolher quem ficará ao seu lado.

👉 Todo parto normal é humanizado?
Não. Para o parto ser considerado humanizado é imprescindível que haja uma relação de confiança mútua entre a gestante e a equipe obstétrica. Um parto humanizado é aquele que acontece com total respeito à parturiente e suas decisões, sempre com a garantia do bem-estar materno-fetal.

👉A cesárea pode ser humanizada?
Sim, é possível realizar a humanização da cesárea. Isso significa que a mulher pode escolher quem acompanhará o parto e o preparo do ambiente, possibilitando também o clampeamento tardio do cordão umbilical e o contato pele a pele entre mãe e recém-nascido.

👉 Quais são as vantagens do contato pele a pele?
Logo após o nascimento, de acordo com o bem-estar do bebê, é possível colocá-lo sobre o tórax materno, permitindo que ele fique seco e aquecido. O exame físico inicial do bebê é realizado no colo da mãe e os demais procedimentos necessários serão realizados somente após sua primeira hora de vida.
Uma das vantagens mais importantes se dá no campo da amamentação, que é feita na sala de parto, propiciando o contado do bebê com o corpo da mãe, favorecendo, assim, o aleitamento e incrementando o vínculo entre ambos.

De forma geral, o parto humanizado é um ato de amor, de entrega e, principalmente, de respeito a esse momento tão único e especial, que é o nascimento.

Quer saber mais sobre assistência ao parto? CLIQUE AQUI

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat