O exame de papanicolau pode errar?

O exame de papanicolau pode errar?

Você sabia que o exame de papanicolau, também conhecido como colpocitologia oncótica, pode apresentar uma taxa de erro de até 60% em seu diagnóstico final?

 

A explicação para este elevado risco de falha pode ser devido a uma coleta inadequada do material, assim como por uma perda significante de células doentes no momento da análise da amostra no laboratório.

 

Por este motivo, uma alternativa bem mais confiável seria combinar o exame de Papanicolau com outro exame muito importante na detecção de câncer de colo de útero e da infecção silenciosa pelo HPV, a colposcopia!

 

A colposcopia é realizada por meio da visão magnificada do colo do útero com uma espécie de lupa, associada a aplicação de substâncias que realçam as áreas suspeitas para doenças, direcionando a coleta de células pelo método de Papanicolau.

 

É muito importante ressaltar que ambos os exames (papanicolau e colposcopia) devem ser realizados por profissionais qualificados e de sua confiança, pois a experiência conta muito na redução dos resultados incorretos.

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat