Miomas Uterinos

Miomas Uterinos

Você sabe o que são miomas uterinos?
São tumores benignos, com formato arredondado, localizados nas partes externas ou internas do útero. Essa patologia afeta cerca de 80% das mulheres, raramente causam sintomas e em quase sua totalidade, não se transformam em câncer.

👉 Causas
Ainda são desconhecidos os motivos do seu surgimento, mas pode-se afirmar que respondem a hormônios femininos como estrogênio e progesterona e que pode ter influência de fatores genéticos e predisposição familiar.

👉 Sintomas
Geralmente esses tumores são pequenos e não provocam incômodo, não necessitando de tratamento específico. Contudo, se forem volumosos e numerosos, podem causar inúmeros sintomas à paciente, tais como alterações no padrão menstrual, dor na região pélvica, desconfortos urinários, dor durante o ato sexual e dificuldade de engravidar.

A manifestação clínica mais comum é representada por:
– Aumento do fluxo menstrual, podendo também acarretar o aumento do período de sangramento, com risco de anemia;
– Dor ou sensação de peso na região pélvica ou ainda aumento do volume abdominal.

👉 Diagnóstico
Embora o médico possa suspeitar da presença dos miomas através do tamanho do útero em exame clínico, o ultrassom pélvico e transvaginal são os melhores exames para avaliar tanto o volume uterino, quanto a presença de miomas ou outras anormalidades.

👉 Tratamentos
O tratamento pode ser medicamentoso para controlar dores, regularizar o ciclo menstrual, reduzir o volume de sangramento ou até interromper a menstruação. Em casos de úteros muito volumosos ou naqueles em que é contraindicada a cirurgia, é possível tentar reduzir o volume uterino com o uso de medicamentos específicos, mas por um período mais exíguo por conta dos eventuais efeitos colaterais.

Quer saber mais sobre Miomas Uterinos?? CLIQUE AQUI!!

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat