Introdução Alimentar

Introdução Alimentar

Introdução alimentar é a fase que o bebê começa a receber além do leite materno ou fórmula infantil, outros tipos de alimentos. Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), ela geralmente é iniciada no 6º mês de vida.

👉 Por que iniciar só aos 6 meses?
É nessa faixa etária que geralmente o sistema digestivo e o desenvolvimento do bebê estão prontos para iniciar a introdução de novos alimentos. Em alguns casos, como em bebês prematuros ou que não apresentem os sinais de prontidão, é recomendado aguardar para iniciar a introdução alimentar.

👉 Quais os sinais de prontidão?
Os sinais de prontidão aparecem próximos aos 6 meses de vida e estão relacionados ao desenvolvimento do bebê. Antes de iniciar a introdução alimentar é preciso que eles consigam sentar com o mínimo de apoio, levem brinquedos e objetos a boca, demonstrem interesse pelos alimentos e apresentem um bom controle cervical.

👉 Como oferecer os alimentos?
Na introdução alimentar estamos construindo com o bebê seu comportamento alimentar. Por isso é importante ofertar as refeições em um ambiente livre de distrações, em conjunto com a família e respeitando o limite do bebê. Nunca forçar ou distrair para que ele coma “mais uma colherzinha”, a refeição precisa ser um momento prazeroso para você e seu bebê.

No começo eles comem bem pouquinho mesmo, precisamos respeitar sua saciedade.

Permitir que o bebê explore os alimentos com as mãos e conheça suas texturas é muito importante nessa fase! Esteja preparado pra muita bagunça!

 

Para saber mais sobre introdução alimentar pela Sociedade Brasileira de Pediatria, CLIQUE AQUI! 

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat