Endometriose

Endometriose

A endometriose é uma doença que faz o endométrio, tecido que reveste o interior do útero, crescer fora da cavidade uterina, como por exemplo nas trompas, ovários, intestinos e bexiga.

👉 Causas:
Embora não sejam definidas as causas da doença, a teoria da “menstruação retrógrada” é aceita. O fluxo sanguíneo de mulheres com a doença se aloca atrás do útero, mais especificamente para a cavidade abdominal e sai pelas tubas uterinas ao invés da vagina. Sendo assim, o tecido endometrial cresce nos locais onde o sangue foi derramado.

👉 Sintomas:
O primeiro e mais comum sintoma é a dor pélvica. Pode acontecer durante a menstruação ou em períodos próximos. Vale ressaltar que a dor também pode acontecer na relação sexual! Outro sintoma bastante comum é a infertilidade, pois a doença provoca a produção de fatores inflamatórios que inibem a ovulação. Portanto, se você está com dificuldade para engravidar, vale a pena verificar se há a possibilidade de ser endometriose!

👉 Diagnóstico:
Através de consulta clínica o médico pode suspeitar da existência da doença, porém para definir o problema serão necessários alguns exames de imagem e talvez até mesmo biópsia.

👉 Tratamento:
O tratamento pode ser através de medicamentos como anti-inflamatórios, anti-concepcionais e inibição hormonal, ou por meio de cirurgia.

Ao sentir qualquer tipo de dor ou desconforto, procure o médico! O diagnóstico tardio da doença pode comprometer a funcionalidade do útero e dos ovários.

 

Quer saber mais sobre Endometriose? CLIQUE AQUI

Para ler o protocolo brasileiro do Ministério da Saúde sobre Endometriose, CLIQUE AQUI

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat