Disfunção Sexual na Quarentena

Disfunção Sexual na Quarentena

Disfunção sexual é o termo que se refere a qualquer transtorno que dificulte o casal a obter uma relação sexual satisfatória. Esse problema é bastante comum, atingindo cerca de 10% a 20% de toda a população masculina adulta do país.

No homem, as principais causas de disfunção sexual são: Disfunção erétil (impotência), ejaculação precoce e a redução ou perda do desejo sexual (libido). Tais sintomas podem aparecer em qualquer idade, porém a maioria se inicia por volta dos 40 anos, piorando com o passar dos anos.

Existem diversas causas para a disfunção sexual, incluindo distúrbios hormonais, uso de medicamentos, tabagismo, alcoolismo, diabetes, fatores psicológicos, entre outras.

A quarentena motivada pela pandemia de COVID-19 tem provocado um aumento expressivo na ocorrência de disfunção sexual masculina. O estresse e a tensão causadas pelo isolamento forçado, a intensa convivência familiar, assim como o impacto econômico decorrente da interrupção do trabalho têm aumentado as incidências de depressão, ansiedade, alcoolismo, uso de drogas e de medicamentos psiquiátricos. Todos esses fatores podem exercer impacto negativo direto na função sexual e na libido masculina. Tradicionalmente, os homens sentem-se “obrigados” a ter um bom desempenho sexual, o que gera ainda mais angústia que, por sua vez, piora ainda mais os sintomas de disfunção sexual (ciclo vicioso). Felizmente a grande maioria destes transtornos são perfeitamente tratáveis por meio do acompanhamento urológico. O sucesso do tratamento depende principalmente da correta identificação das causas e pode variar desde mudanças no estilo de vida (evitar fumar e ingerir bebidas alcóolicas) até a introdução de medicamentos e realização de cirurgias. O acompanhamento psicológico em conjunto também possui papel muito importante na obtenção de melhores resultados.

Clique para saber mais sobre:
Disfunção erétil
Ejaculação precoce

WhatsApp chat