A Cirurgia Vascular, Angiologia e Endovascular é a especialidade médica que cuida das doenças localizadas nos vasos, sejam eles veias, artérias ou linfáticos.
A doença das veias mais comum é a insuficiência venosa crônica, muito frequente na população. Suas manifestações podem ser muito variadas, desde problemas estéticos, como o surgimento de vasinhos e varizes, até sintomas mais graves como inchaço e dor nas pernas, alterações da pele (escurecimento e inflamação) e formação de feridas (úlceras venosas).
A insuficiência venosa é uma doença crônica e progressiva, por isso é fundamental o acompanhamento constante de um vascular para que ela seja controlada nos estágios iniciais, freando sua progressão.
O acompanhamento com um cirurgião vascular é também essencial para investigação e tratamento de outras alterações que podem predispor ou agravar a insuficiência venosa, como a trombose venosa profunda e a síndrome de Cockett.
Já as doenças das artérias envolvem principalmente dois mecanismos: a dilatação, que ocorre nos aneurismas, levando até mesmo ao risco de rompimento, assim como o entupimento, que pode levar à formação de feridas nas pernas e ao AVC (derrame). Essas doenças são mais graves do que as venosas, mas são também bem menos comuns.
A principal doença relacionada aos vasos linfáticos tratada pelo cirurgião vascular é o linfedema dos membros inferiores.
Por fim, a cirurgia vascular também aborda doenças complexas que podem acometer diferentes tipos de vasos, como as malformações vasculares.
Além dessas alterações, cirurgiões vasculares também atuam nos cuidados aos pés diabéticos e na obtenção de acessos vasculares de longa permanência, como cateteres para diálise, quimioterapia e nutrição, além de realizarem a confecção de fístulas arteriovenosas para diálise.
Então, para saber mais sobre doenças e tratamentos em Cirurgia Vascular CLIQUE AQUI