Cirurgia Plástica

O que é a Cirurgia Plástica?

A palavra “plástica” é derivada do termo grego plastikos, que significa moldar ou modelar, e foi escolhida porque esta ciência tem como objetivo manipular e mover tecidos do corpo para um fim específico. Em termos gerais, a cirurgia plástica pode ser dividida em reconstrutiva e estética.

A  Cirurgia Plástica Reconstrutiva tem como objetivo corrigir alterações anatômicas decorrentes de síndromes congênitas, feridas causadas por acidentes traumáticos, queimaduras e reparação de defeitos oriundos, por exemplo, da retirada de tumores malignos.

Já a Cirurgia Plástica Estética é aquela voltada para a melhoria de condições que de alguma forma trazem sofrimento psicológico aos pacientes. Com ela obtém-se melhora da aparência, auto-estima e, sobretudo, qualidade de vida. Alguns exemplos são: lipoaspiração, lifting da face, abdominoplastia, etc.

 

Como escolher o seu Cirurgião Plástico?

Cirurgia plástica envolve muitas escolhas,  a primeira e mais importante é selecionar o cirurgião em quem confiar. Um Cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) assegura que você selecionou um médico que:

  • Completou um treinamento em cirurgia de no mínimo cinco anos, sendo três de deles em cirurgia plástica;
  • Está treinado para realizar todo tipo de cirurgia plástica;
  • Está submetido a um código estrito de ética;
  • Apenas opera em instalações médicas credenciadas.

 

Cuidados Pré Operatórios

Não é somente a operação em si que garante bons resultados em uma cirurgia plástica. Os cuidados pré-operatórios também são essenciais, pois permitem que o paciente esteja realmente preparado, física e psicologicamente, para a mudança que obterá em seu corpo.

Algumas modificações dos hábitos de vida são essenciais para que o organismo esteja saudável, auxiliando em uma recuperação mais breve possível e evitando complicações. 

De acordo com a saúde do paciente e o procedimento que será realizado, alguns cuidados são recomendados de forma individualizada, entretanto, há algumas dicas gerais que ajudam a evitar imprevistos. 

Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados no período pré-operatório. Isso porque a falta de alguns nutrientes, bem como a anemia, pode dificultar o processo de cicatrização e, ainda, retardar a recuperação. O ideal é reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcares e aumentar o consumo de:

  • carnes magras;
  • pão e cereais integrais;
  • legumes e verduras;
  • frutas;
  • leite e
  • alimentos ricos em ferro, como feijão, lentilha, aves e peixe.

Entre em contato

WhatsApp chat